Sunday, December 10, 2006

Dia 06 - Bom Retiro, SC - 450km (98)

E aí, Galera!

Hoje o dia rendeu, acordei cedinho lá nos bombeiros de São Joaquim, tomei um café da manhã frugal, uma cuquinha e uma xícara de café com leite, me vesti, botei o filtro solar (hoje sim), e me pus na estrada. Logo em seguida, saindo de São Joaquim, tive de parar em uma parada de ônibus, sentado ao sol, para comer algumas bolachinhas salgadas, já que a hipoglicemia foi precoce hoje. Segui então um pouco mais aliviado, e 15km depois de São Joaquim cheguei ao trevo para Pericó. Dali em diante, é uma mistura de descidas fortes, quase nenhuma subida, e trechos planos até Pericó. Entre Pericó e Vacas Gordas, 14km que sobe um pouco, desce um pouco, mas depois de Vacas Gordas, só sobe, até uma altitude de quase 1600m! Dali de cima inclusive dá pra ver as anteas do radar do Morro da Igreja (ahá, não fotografeeei, quem quiser ver vai ter que ir até láááá). Outros detalhes desse trecho entre o trevo de São Joaquim são: asfalto liso o suficiente para andar de roller, muitas motos em grupo (a maioria CGs), por ser domingo, poucos e aparentemente pobres moradores, e uma infinidade de araucárias, quem disse que as araucárias estão ameaçadas e teme por elas deveria vir para cá, para aliviar um pouco a sua angústia. A descida lá de cima é animal, longa, veloz, e com algumas curvas fechadas, especialmente a do mirante de Urubici (esse eu fotografei, claro), e a curva seguinte, antes da qual botei uns 75km/h sem pedalar.



A cidade para variar tinha aquele clima de faroeste ao meio dia, um sol a pino, ruas largas e vazias, fui indo pela principal até chegar ao Restaurante Tio Loro, onde me fartei de comida caseira com destaque para a massa feita em casa, carne assada, batata-doce caramelada e as sobremesas livres. O guaraná, ah, que líquido maravilhoso... Não saiu tão barato para um nômade, mas levando em consideração que nos bombeiros de São Joaquim não gastei nada... Depois do rango, fiquei lagarteando na sombra de uma árvore, e logo em seguida segui viagem, casualmente começou a pingar forte, nuvens negras no horizonte, mas azar, vambora.
Saindo da cidade, a estrada bem molhada, mas a chuva mais fraca já, anda-se um pouco até cruzar o Rio Águas Brancas, quando imediatamente começa a subida forte, e vai, vai, sobe, sobe, depois uma descidinha, depois sobe, sobe, depois uma descidona, depois sobe, sobe, curvas muito consecutivas e sinuosas, já quase lá no topo.



A descida do outro lado não tem tantas curvas fechadas, tem vários trechos de reta (subindo deve ser torturante enxergar as rampas longas), e desce praticamente até o trevo com a BR-282. Dali ao centro de Bom Retiro foram mais 8km de sobe-desce numa estrada com acostamento bem razoável. Cheguei e fui direto ao Hotel Rafael, onde tomei banho e pude ver a chuva desabar (dessa me escapei) mas era chuva de verão, já parou.



Agora estou num computador que provavelmente é do filho do dono do hotel, e ele me deixou usar "na faixa". Pretendo jantar em breve e dormir não muito tarde, pois amanhã tenho que tomar o café farto (espero) que me será servido, e tocar ficha em mais um dia de estrada!

6 comments:

FarAmiR said...

Queria saber como você guarda detalhes sobre a quantidade e sequencia de subidas e descidas..
Fica até difícil acreditar no que você tá fazendo..

Abraço, te cuida amigo

Anonymous said...

tudo bem... mas do dia 5 pula para o 16?

acho q as subidas e descidas estao te afetando... hehehehe

abração e se cuida!

Varda said...

Bom, se tudo der certo, hoje ele faz Bon Retiro Florianópolis, será ?

Vamos aguarda, espero ele aqui na minha casa.

Varda said...

É mesmo, do dia 5 ele pulou pro 16.. [risos]

É, vai ver o sobe e desce afetou-o.

Anonymous said...

Helton,

Mto legal sua aventura...
Estou na correria ... mas sempre ke posso acompanhando... nao deixe de escrever...

Super beijos
Marili Uller - Natsul

Anonymous said...

e aí Helton!
Parabéns pela iniciativa!
Fiquei sabendo através da Pamela que você pretendia ir até Goiás!

Achei muito legal o blog, tu escreve muito bem (principalmente para alguém que está viajando e não pode revisar os textos)

Sabe, faz muito tempo que estou pensando em comprar uma bicicleta pra dar umas banda... nem sei o que eu tô fazendo sentado nessa cadeira até agora!

Tá certo velho,
estamos todos curiosos para conhecer os próximos episódios!

Abraços

PS: (Outro)-Caldo-Preto-dos-Cães-do-Norte hahahahaha